segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fashion Rio

Olá queridas e queridos!
Estava super em falta com vocês e para me redimir irei postar sobre o Fashion Rio Verão que este ano teve início no dia 27/05 e termina no dia 01/05(pois teve que ser antecipada por conta da Copa do Mundo).
Mas antes de postar sobre minhas opiniões sobre as tendências de cores, recortes, e tentar linkar com o momento em que estamos vivendo, leiam a baixo sobre a história do Fashion Rio que eu encontrei no site
www.naosousofisticada.com.br by Annina Barbosa.
A história do Fashion Rio tem início ainda nos anos 90, com a jornalista carioca Eloysa Simão e o arquiteto italiano Giorgio Knapp.
Tendo como base o pensamento de que “o lançamento de coleções é indispensável para o sucesso de uma marca” e de que é preciso unir grifes num só evento, a dupla lança, em 1993, a Semana Leslie de Estilo, realizada no Jockey Club, com a participação de 25 grifes.
Três anos depois, a parceria com o Barrashopping promove uma mudança na semana de moda carioca, transferindo os desfiles para seu espaço. A Semana Leslie de Estilo dá lugar a Semana Barrashopping de Estilo, precursora do Fashion Rio e grande investimento na profissionalização da indústria da moda.
Asssim, durante os oito anos seguintes, a renovação da moda – que se configura a cada nova data do calendário fashion – gira em torno da Barra da Tijuca.

Em 2002, A Dupla (de Eloysa e Giorgio) estreia o Fashion Rio – no MAM – , projeto que se integra ao calendário Riomarcabrasil, da Prefeitura.Na época, um time de estilistas foi convocado e foi a primeira vez que empresas privadas fizeram parcerias com instituições do setor têxtil, como a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), dentro de um evento de moda.
Sob a marca Fashion Rio, os desfiles ocorreram no Pão de Açúcar, na Ilha Fiscal, no Copacabana Palace, na Biblioteca Nacional e nas ruas da boêmia Lapa, entre outros pontos turísticos cariocas.
Em maio de 2009, a Firjan anuncia a parceria com a Inbrands.Assim, Paulo Borges, criador e diretor da São Paulo Fashion Week e sócio da Inbrands também assume o controle do Fashion Rio, unificando o calendário da moda e transferindo o evento para o Cais do Porto.Paulo não fala em monopólio.
Ele afirma, ao contrário, que os dois eventos não são conflitantes e que a prioridade é criar uma convergência que defina a vocação de cada evento.

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